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Trechos do Livro Queda e Salvação de Pietro Ubaldi

Dualismo não significa apenas cisão em duas partes, mas oposição das duas partes, uma contra a outra. (P. Ubaldi - Queda e Salvação)

Não há conquista que não seja ameaçada pelo medo de a perder, não há poder que não seja cheio de perigos, riqueza que não seja roída pela inveja dos rivais, glória que não seja enganada pela mentira da adulação etc. Neste nível cada vantagem está fatalmente inquinada pela correspondente desvantagem, devida à negatividade do Anti-Sistema, de modo que aumentar a vantagem implica aumentar a respectiva desvantagem. (P. Ubaldi - Queda e Salvação)

O que aparece de um lado desaparece do outro, a construção é paralela e proporcionada à destruição, quase consequência dela. Isto faz pensar em uma equivalência, podendo quase dizer-se que o material para a nova construção tenha sido fornecido pela destruição dos valores de sinal oposto. Trata-se de uma inversão e não de gênese, porque tudo o que se ganha de um lado, como positividade, tem de ser subtraído do outro, à negatividade e ao contrário. (P. Ubaldi - Queda e Salvação)

Deus simplesmente é. Ele é tudo. Deus significa existir. Ele é a essência da vida. Tudo o que existe é vida, isto é, Deus. E Deus é tudo o que existe, que é vida. Deus é o "ser ", acima de todos os atributos e limites. O nada significa o que não existe, a ausência de Deus, ausência que não pode existir. O nada, portanto, representando a plenitude da negação, ou da ausência de Deus, isto é, do não ser, como verdadeira realidade não pode existir por si mesmo, mas só como função oposta à positividade, como segundo pólo da mesma unidade. Eis como o dualismo fica fechado dentro do monismo e não destrói, mas confirma e fortalece a unidade do todo.(P. Ubaldi - Queda e Salvação)

Causa e Efeito não são mais os dois extremos duma reta, mas são o mesmo ponto onde se inicia e se fecha o mesmo ciclo. No todo não podem existir afastamentos verdadeiros e definitivos, nem o ser pode gerar deslocamentos nas imutáveis posições da ordem universal. Podem existir oscilações parciais e compensadas, aparentes e particulares, como as das ondas do mar ou das vibrações da matéria, movimentos que nada deslocam e tudo acabam reintegrando no estado de origem, como Deus o quis. (P. Ubaldi - Queda e Salvação)

Procuremos então antes de tudo entender o que é a morte. Todos, inclusive quem não conhece ou nega a teoria do S e AS, estamos mergulhados neste dualismo universal, e com a vida e a morte vamos oscilando de um pólo ao outro. A própria ciência já admite a existência de um anti-cosmo em que tudo o que é positivo encontrar a sua contrapartida negativa, de modo que cada molécula teria a antimolécula, cada estrela a sua antiestrela, cada galáxia a sua antigaláxia etc. Existiria assim um anti-universo constituído de antiátomos e antimatéria. Eis que a nova ciência se está encaminhando para o conceito de S e AS. (P. Ubaldi - Queda e Salvação)

A estratégia de Deus é a seguinte: o bem deixa livre o mal, a Lei se deixa vencer, mas depois reage em proporção à culpa ou violação da Lei. Isto pelo fato de que ela não pode movimentar-se contra o ser, contra sua iniciativa, enquanto não houver ofensa; mas pode responder a esta, retribuindo, na mesma qualidade e medida, o choque que recebeu. Pelo princípio de justiça, a reação da Lei tem de ser merecida e por isso gerada somente pelo próprio ser. Quando o pecado já foi cometido, a pena só lhe será imposta conforme a justiça da Lei. (P. Ubaldi - Queda e Salvação)

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